Entre em contato 413015-7135

Rinoplastia

Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. A cirurgia plástica do nariz é uma das mais famosas e executadas no Brasil e em Portugal. A medicina adota métodos mais seguros para aperfeiçoar as formas do nariz e aumentar a satisfação dos pacientes através da rinoplastia.

Apesar dos avanços e aperfeiçoamento da técnica da rinoplastia, muitas operações têm de ser refeitas e retocadas passado alguns anos. Rinoplastia

Passar por mais de uma cirurgia plástica para modificar o nariz é bem mais comum do que se imagina. A cada dez pessoas, quatro fazem uma nova operação para efetuar retoques ou corrigir falhas surgidas depois da primeira intervenção.

A estimativa ganha maior peso considerando que a cirurgia plástica do nariz foi a terceira mais procurada no Brasil no ano passado. Um dos principais motivos da volta à cirurgia plástica ao nariz são irregularidades no contorno ou no desvio, nem que seja milimétrico, para um dos lados.

Como está no centro da face, o que acontece com o nariz provoca grande impacto na imagem da pessoa. Por isso é preciso pensar bem antes de fazer uma rinoplastia. Mais uma fonte de conflitos pós-cirúrgicos é o surgimento de dificuldades respiratórias. Pode acontecer, por exemplo, quando tecidos do interior do nariz aderem uns aos outros. Mas há varias outras razões.

Após a cirurgia, a força da cicatrização e a respiração tendem a puxar para dentro os tecidos afetando o formato e afurição do nariz. No mesmo período a cartilagem do nariz que foi mexida também pode ceder além do esperado. Em certos consultórios de cirurgia plástica metade das cirurgias de rinoplastia se destina à recuperação de narizes avariados por fora e por dentro em cirurgias plásticas as anteriores. O conserto reforça os alicerces antes de dar início à modelagem externa do nariz. A técnica que se tem tornado uma opção segura nos últimos anos, é feita com a introdução de vigas de sustentação da estrutura nasal.

Elas são construídas com cartilagens (tiradas do septo do nariz ou de outras partes do corpo do próprio paciente, como costelas e orelhas) e uma delicada reconstrução dos ligamentos no final da cirurgia plástica. Isso fortalece as estruturas e pode dar resultados mais previsíveis e consistentes.

Procedimentos menos complicados do que a rinoplastia são os preenchimentos (injeções locais de substâncias para suavizar marcas de expressão e acertar o contorno do nariz) também podem levar a complicações.

A mais constante delas é a formação de irregularidades na superfície nasal por causa do uso de compostos que o organismo não reabsorve. Infelizmente há quem prefira materiais mais duradouros, como o metacrilato, acreditando que será uma vantagem. Não é. A opção mais segura é aplicar apenas substâncias absorvidas pelo corpo como o ácido hialurônico, injetando esta substância em pontos rigorosamente calculados entre o nariz e o lábio para levantar discretamente a ponta do nariz.

Assim, o paciente fica com um efeito discreto que pode durar um ano. A promessa normal é de que o efeito dure entre um e dois anos.

Além dos esforços para reduzir os contratempos da delicada cirurgia plástica de nariz, os pesquisadores procuram entender o que poderia explicar tanta preocupação com esta parte da face. Depois de monitorar o cérebro de voluntários com exames de imagem, cientistas descobriram que é exatamente para o nariz da outra pessoa que os nossos olhos convergem quando contemplamos o rosto de alguém. Antes, pensava-se que víamos primeiro os olhos.

Motivos para refazer a rinoplastia

O nariz ficou torto, pequeno demais, com curvatura excessiva no dorso ou com a ponta caída. Aparecimento ou manutenção de problemas respiratórios. Sequelas de uso de preenchedores não reabsorvíveis pelo corpo como o metacrilato na bioplastia nasal. Insatisfação com o resultado devido a um transtorno psicológico com a própria imagem.

Prevenir erros na rinoplastia

Não é recomendável fazer a cirurgia plástica quando o médico e o paciente têm expectativas diferentes dos resultados da rinoplastia. Converse com o cirurgião plástico até chegar a um acordo entre o que você quer e o que ele realmente pode fazer. Opte por especialistas treinados para fazer a rinoplastia, com técnicas modernas e apropriadas ao seu caso. Se for fazer preenchimento deve optar por substâncias que o organismo reabsorva depois de algum tempo, como o ácido hialurônico.

Como a rinoplastia deve ser estruturada

Em vez de simplesmente cortar os ligamentos e as cartilagens para diminuir o nariz, como faz a operação mais antiga, as técnicas novas reforçam a estrutura interna com vigas de cartilagem tiradas do próprio paciente (da orelha, ou costela, por exemplo) e reconstrói os ligamentos entre as cartilagens no final da cirurgia plástica do nariz.

Entre em contato e tire suas dúvidas:

Quer saber mais sobre cirurgia plástica na clínica Dr. Alexandre Wood Branco?
Entre em contato agora mesmo!

*campos de preenchimento obrigatório