Entre em contato 413015-7135

Fisioterapia para Gestantes

A gestação é um período muito e especial, e por isso, merece uma atenção especial.

A fisioterapia para gestantes proporciona diversos benefícios, não só para a gestante como também para o desenvolvimento do bebê. Fisioterapia para Gestantes - Imagem temporariamente indisponível

Os objetivos da fisioterapia para gestantes são minimizar as disfunções físicas e emocionais ocorridas no organismo da gestante, cuidando do corpo e suas transformações, proporcionando melhores condições para o parto e recuperação pós-parto (puerpério) com segurança e conforto nessa fase mágica da vida.

O trabalho da fisioterapia para gestantes é realizado de forma global, através de massagens de drenagem linfática, relaxamento, hidratação corporal e facial, exercícios de reeducação postural, exercícios respiratórios, exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, como também exercícios para musculatura do assoalho pélvico e períneo.

Os procedimentos de fisioterapia para gestantes da clínica Dr. Alexandre Wood Branco em Curitiba são:

Drenagem Linfática
A drenagem linfática é de extrema importância no tratamento e prevenção de edemas comuns na gestação, pela sobre carga do sistema circulatório e aumento de peso. Aliviando as queixas de cansaço e evitando varizes e varicozes. É uma massagem manual suave que pode ser realizada em todo o corpo e proporciona uma sensação de bem estar e relaxamento. A strdrenagem linfática pode ser realizada desde o primeiro mês de gestação, sempre com a liberação do médico responsável. Também é indicada no pré e pós-operatório cirúrgico e na estética corporal.

Hidratação (Prevenção de Estrias)
As estrias e as manchas de pele são grandes vilões na estética da gestante, por isso a atenção nesse caso deve ser preventiva. A hidratação corporal e facial, com cosméticos específicos para gestante, pode ser realizada durante toda a gestação, nutrindo e preparando a pele para suas alterações.

Exercícios de Reeducação Postural
A manutenção de uma postura adequada durante a gestação é algo contínuo, uma vez que o aumento do peso e do volume abdominal está constantemente alterando o centro de gravidade e o equilíbrio muscular da gestante, o que pode levar a dores musculares e posturais. São exercícios de consciência corporal, alongamento e fortalecimento, orientados individualmente, de acordo com a evolução da gestação e o condicionamento de cada um. Sempre realizados com a supervisão do fisioterapeuta, com ou sem auxílio de alteres, bolas, bastões, faixas elásticas e outros.

Exercícios Respiratórios
A respiração tende a ficar dificultada com a gestação, uma vez que o aumento do abdômen comprime o músculo diafragma e impossibilita a expansão total do pulmão. Os exercícios respiratórios são exercícios de auto-percepção do movimento respiratório, principalmente diafragmático, através de técnicas respiratórias e aparelhos de fisioterapia chamados de incentivadores respiratórios.

Atenção Pós-Parto
No pós-parto, a fisioterapia para gestantes irá buscar o equilíbrio físico de todos os sistemas trabalhados durante a gestação. Desde o sistema circulatório através da drenagem linfática, sistema músculo esquelético, com exercícios e pilates, para o auxílio do retorno do posicionamento das estruturas deslocadas, recondicionamento da musculatura e da postura a sua nova condição, tratamentos de estética corporal como Massagem Modeladora, Radiofrequência, Manthus, Plataforma Vibratória e outros.

Entre em contato e tire suas dúvidas:

Quer saber mais sobre cirurgia plástica na clínica Dr. Alexandre Wood Branco?
Entre em contato agora mesmo!

*campos de preenchimento obrigatório